quarta-feira, 1 de março de 2017

Dom Frei Claudio celebra a Sagrada Celebração de Cinzas hoje na Catedral de Santo Antônio


A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. 

A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. 

Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre a terça-feira de Carnaval e a sexta-feira Santa, anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. 

As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, dizendo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Alguns fiéis com este simbolismo e meditação, preferem abster-se de carne as quartas e sexta-feiras durante toda a Quaresma. 

Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta.

Haverá celebrações de Cinzas em todas as paróquias da nossa Diocese, às 19h. Algumas as celebrações ocorrerão pela manhã e a tarde. 

Dom Frei Claudio irá celebrar a Santa Missa de Cinzas na Catedral de Santo Antônio de Pádua, hoje, às 19h, em Patos de Minas. 

Participe com sua família e também não deixe de fazer sua confissão; confira o dia e os horários do Mutirão de Confissões em sua paróquia: 

http://www.diocesedepatosdeminas.org.br/index.php?pagina=grupo_noticia&tela=43&vw=3085&usuarioparoquia=&usuarioparoquia=


.............................................................................................................................................



Hoje dá-se início também a Campanha da Fraternidade

A Campanha é realizada todos os anos e é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Os objetivos principais desta Campanha são:

* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.

* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.


O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. 

A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; 60% dos recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país. 

A Campanha da Fraternidade de 2017 tem um tema que é essencialmente ecológico: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.” O lema fundamentado na Sagrada Escritura é um mandamento, uma ordem do Criador: “Cultivar e guardar a criação.” (Gn 2,15).


Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário