terça-feira, 7 de junho de 2016

Dom Frei Claudio e Pe. Clério participam do 2º Dia da Assembleia do CONSER Leste 2




"Assembleia do CONSER Leste 2 reflete sobre Igreja e Mineração"


Acontece em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), a Assembleia do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A abertura de hoje aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, com celebração Eucarística presidida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, e concelebrada pelo vice-presidente e bispo diocesano de Colatina (ES), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias; e pelo secretário e bispo diocesano de Divinópolis (MG), dom José Carlos de Souza Campos.

Com o tema central “Casa Comum: ênfase sobre a mineração”.   O evento reúne cerca de 70 participantes entre arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e convidados.  E conta ainda com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

As sessões de trabalho, na manhã de hoje, contou com a presença do procurador da República em Minas Gerais, promotor Dr. Eduardo Antônio Dias Netto Júnior que abordou a temática Análise de Conjuntura. Em sua exposição, o procurador auxiliou na compreensão do cenário jurídico do Ministério Público Federal, que tem se empenhado em favor das vítimas e contra as empresas causadoras do desastre ambiental na barragem de Fundão. No segundo momento, o grupo de estudos interdisciplinares da PUC Minas apresentou algumas reflexões sobre a mineração no Brasil a partir da tragédia de Mariana e à luz da carta encíclica do Papa Francisco Laudato Si.

A Assembleia do CONSER Leste 2 que segue até quinta-feira, 9 de junho, terá seu encerramento com uma celebração Eucarística, às 8h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça Minas Gerais, em Mariana (MG). A celebração será presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni D’Aniello. 

Vale lembrar que o Regional Leste 2 está promovendo desde ontem, segunda-feira, (06/06), a Assembleia do Conselho Episcopal de Pastoral e o Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, no Hotel Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG.

Da Diocese de Patos de Minas participam o nosso Bispo Diocesano Dom Frei Claudio Nori Sturm e o coordenador de pastoral diocesano, Pe. Clério de Lisboa Batista.

Assessoria de Imprensa do Regional Leste 2 
Postado neste blog por: WK - Assessoria de Imprensa 
Diocese Patos de Minas com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário